Objetivos do Curso CIPA NR05

O objetivo do curso é certificar profissionais que executam atividades relacionadas a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), priorizando assim a legislação e os requisitos que envolvam a norma regulamentadora, NR05.

Áreas de atuação

O profissional formado por este curso deverá ser capaz de:
– Identificar os riscos do processo de trabalho, com base nas normas de segurança e saúde no trabalho e os princípios de prevenção de acidentes, a fim de propor medidas preventivas e/ou corretivas.
– Classificar os agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos que possam gerar danos ao mais completo estado de saúde dos trabalhadores, baseado na legislação vigente, com vistas a propor medidas preventivas e/ou corretivas.
– Elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, e o plano de trabalho, com assessoria do SESMT, onde houver, utilizando-se da legislação vigente, disponibilizando as informações do mapa de riscos e as medidas de prevenção aos trabalhadores.
– Garantir a adoção de medidas necessárias na prevenção de acidentes, bem como o cumprimento das normas vigentes, por meio da participação nas reuniões da CIPA, do processo eleitoral da nova CIPA e de ações desenvolvidas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT.
– Investigar e analisar, em conjunto com o SESMT, onde houver, ou com o empregador, as causas e as circunstâncias dos acidentes de trabalho, considerando as normas vigentes, a fim de propor medidas corretivas aos problemas identificados.
– Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, de acordo com levantamento de necessidades realizado na empresa, a fim de sensibilizar, esclarecer e comunicar aos trabalhadores os riscos e medidas preventivas possíveis em seu ambiente de trabalho.
– Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho, utilizando-se dos conhecimentos de riscos de acidentes, visando à identificação de situações que possam provocar acidentes.
– Colaborar, junto ao SESMT, onde houver, ou com o empregador, no desenvolvimento e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, como também de outros programas relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho.

Os colaboradores devem receber capacitação periódica a cada vinte e quatro meses, com carga horária mínima de oito horas

  • Rápida recolocação no mercado, por obter a certificação exigida pelo órgão regulador das normas e exigidos por lei, tanto para o colaborador quanto para o empregador;
  • Atualizar os conhecimentos sobre segurança e saúde em atividades desenvolvidas em espaços confinados;
  • Proteção da vida dos colaboradores;
  • Evitar que o empregador sofra danos materiais.;
  • Impedir Negligências.
  • Controle de riscos existentes.
  •  

Profissionais com experiência prévia em CIPA. Como engenheiros, técnicos, montadores, bombeiros, trabalhadores em geral.

    1.  noções de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho;
    2. estudo do ambiente e das condições de trabalho, dos riscos originados no processo produtivo e das medidas de prevenção, de acordo com a etapa da obra;
    3. noções sobre a legislação trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho.
  • Apostila em .PDF;
  • Coffee Break.
  • Certificado com registro
  • Materiais utilizados durante aula prática
Inspeção, tubulação, Tubulações, NR13, vaso de pressão, caldeira, Teste de estanqueidade, API570,  Indústria